O escritório de arquitetura Overland Partners, de San Antonio, projetou uma série de novos bairros que deverão ser impressos em 3D no Texas. Em parceria com a organização sem fins lucrativos 3 Strands Neighborhoods e a ICON, criadora de impressoras, robótica e materiais avançados, o escritório utilizou a impressora 3D Vulcan II para a construção das casas. A colaboração visa oferecer possibilidade para a crise de habitação nos Estados Unidos e estabelecer um senso de comunidade para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Doze equipes de projeto da Overland foram encarregadas de projetar uma casa unifamiliar de baixo custo que ajudasse a lidar com a epidemia da solidão, facilitando as interações naturais e informais com os vizinhos e construindo um senso de comunidade. Ao longo do processo, as equipes consideraram variáveis como orientação do terreno, ecologia, eficiência energética, gerenciamento de água, seleção de materiais, resiliência e adaptabilidade para fornecer as melhores soluções de projeto possíveis.
"A ICON está liderando o caminho no que diz respeito a abordagens verdadeiramente transformadoras para a construção de casas", disse Gary O'Dell, CEO e co-fundador da 3Strands. “A Vulcan II e outras inovações nos permitirão reduzir os custos de construção e operação de novas residências e, por sua vez, reduzir o estresse da questão da moradia na vida das pessoas.” A 3Strands visa que seus futuros bairros ofereçam habitações sustentáveis e de baixo custo que aproveite a tecnologia de impressão 3D da ICON.
De um total de doze equipes, um painel de jurados selecionou os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares com base em critérios como escala da implantação, narrativa conceitual, volumetria da edificação, metragem quadrada e seleção de materiais. Os três principais finalistas apresentaram seus modelos no evento de inauguração "3D Printing the Future" da ICON. Os três principais finalistas são:
1º LUGAR: Equipe AZA
2º LUGAR: Equipe Fluid and Formless
3º LUGAR: Equipe It's Texas Baby
O resultado final do processo será um bairro impresso em 3D com casas de baixo custo, construído nos Estados Unidos.